sexta-feira, 29 de abril de 2016

Rádio Guaiba a Rádio da Legalidade

quarta-feira, 20 de abril de 2016

MARIA LUIZA BENITEZ - CHASQUE DA MALU

segunda-feira, 18 de abril de 2016

USOS ALTERNATIVOS DO LEITE

Realçar o sabor do peixe

Para tornar peixe congelado muito mais saboroso, coloque-o de molho numa tigela de leite até que ele esteja completamente descongelado, e só então prepare-o da maneira que desejar. O sabor fica MUITO melhor!

Amaciar a pele

Prepare um banho de imersão e encha metade da banheira com leite. Parece estranho, mas se você ficar de molho no leite por 30 minutos, sua pele ficará macia como bumbum de bebê!

Aliviar picadas de insetos

Prepare uma solução com leite, água e sal (não mais do que duas colheres de sal) e passe-a no local da picada. Vai arder no início, mas em instantes o incômodo irá embora.

Remover manchas

Esfregue  a mancha em sua roupa com uma mistura de leite com suco de limão. Deixe por uma noite e então lave!
Pegue um pano limpo e molhe-o no leite. A seguir, esfregue-o cuidadosamente em seus sapatos de couro para obter brilho imediato. Pode usar o mesmo processo para outros artigos de couro.

Faça seu próprio iogurte

Misture um copo de leite com uma colher de sopa de vinagre branco ou suco de limão.

Deixe seus talheres brilhando

Coloque seus talheres numa tigela com leite azedo por 30 minutos. Em seguida, lave-os com água quente e sabão, secando-os com um pano macio. Eles brilharão como novos!

Realce o sabor do milho

Coloque leite e água em porções iguais numa panela e aqueça. Adicione milho e espere ferver. Fica uma delícia!

Para melhorar a irrigação

Encha um regador com leite e água numa proporção de 1 parte de leite para 4 partes de água, e traga vida nova às suas plantas.

Faça seus móveis brilharem

Use uma solução de leite e suco de limão num pano macio para passar nos seus móveis e dar-lhes um belo polimento!

13 Para as plantas

Com um pano limpo embebido em leite desnatado, remova poeira e manchas das plantas que decoram sua casa. Limpe as folhas com o pano e, depois, use um pano limpo para eliminar o leite e secar as folhas.

Conserte porcelana trincada

Coloque as peças trincadas numa panela grande, e encha-a com duas xícaras (ou mais) de leite, aquecendo em fogo baixo por uma hora. Deixe esfriar e lave as peças. Este procedimento removerá as marcas de trincados e rachaduras.
Aconselhamos esse procedimento após as peças terem sido coladas.

Alívio das queimaduras de sol

Misture leite com um pouco de água e passe na área dolorida. Para queimaduras em áreas maiores, uma boa ideia é colocar as roupas de molho nessa mistura e usá-las para obter alívio e acelerar a recuperação da pele.

sábado, 16 de abril de 2016

CONSCIÊNCIA AMBIENTAL PARA CIDADANIA - PROFESSOR VIDAL SANTOS -HOJE NO PROGRAMA NOS QUADRANTES DO SUL -RADIO GUAIBA






Com meu amigo Professor Vidal Santos hoje em visita ao nosso programa Nos Quadrantes do Sul da Rádio Guaíba para prosear sobre o Projeto LIAU - Educação Ambiental- na escola E.M.E.F. Lidovino Fanton onde ele instrui e conduz a gurizada no aprendizado de um mundo melhor.












O Projeto do Professor Vidal Santos propõe experiências e práticas de Educação Ambiental propiciando aos alunos oportunidades de aprendizagem acerca das relações entre os ecossistemas e as questões culturais, considerando o ambiente onde a escola, o bairro e a cidade encontram-se inseridos, respeitando suas peculiaridades.

terça-feira, 12 de abril de 2016

segunda-feira, 11 de abril de 2016

Coisas de Bruxa

COMO COLHER PLANTAS E ERVAS



Bueno, em primeiro lugar nunca arranque uma planta sem pedir permissão. Faça uma troca e agradeça.Deixe no local um fio do seu cabelo como minha avó bugra fazia ou uma pedrinha, seixo rolado, um cristal.... fica à seu critério. O elemental da planta agradece.

Vamos lá !

1) Colher antes de o sol esquentar, sem sereno ou molhadas da chuva
2) Não colher em local poluído, junto à esterqueiras, águas estagnadas ou suspeitas. na beira das estradas, em lavouras ou solos contaminados por agrotóxicos.
3) Colha as plantas que possuam boa aparência, inteiras, sem fungos ou doenças aparentes.
4) Conforme a planta você vai colher: raízes, casca, caule, madeira, folhas, flores e sementes.
5) É aconselhável colher raízes na dormência da planta, geralmente no outono: casca, lenho ou folhas quando no inicio da floração,época em que possuem mais princípios ativos: flores quando abertas e as sementes quando maduras.
6)Raízes, principalmente, devem ser bem lavadas e as cascas raspadas para tirar parasitas ou fungos.
7)A secagem deve ser feita em lugar ventilado e à sombra. As partes mais duras da planta devem ser picadas, para facilitar a secagem.
8) Guardas cada tipo de chá ou partes diferentes da mesma planta em saquinhos de papel grosso bem fechados ou potes de vidro, de lata ou plástico bem tapados. Se aparecer umidade no plástico a secagem não foi completa. Deve-se continuar a secagem, pois se mofar não poderá ser usado.
9) Colocar etiqueta nos recipientes com o nome da planta e data da coleta, refazendo os estoques anualmente, pois com o tempo os chás sofrem alterações.


sábado, 9 de abril de 2016

VISITAS ILUSTRES NO PROGRAMA "NOS QUADRANTES DO SUL" da RÁDIO GUAÍBA.

Neste sábado, 09/04 recebemos no programa Nos Quadrantes do Sul  dos
 Advogados  especialistas em DIREITO PREVIDENCIÁRIO


                                                       SIRLEI SILVEIRA                
e



RAFAEL PAGNO 


e o compositor e cantor FELIPE PRATES para lançamento do cd ANDANTES.

Andante - Felipe Prates

terça-feira, 5 de abril de 2016

REUTILIZANDO AS SOBRAS DOS ALIMENTOS

1. Cebolinha
Pode parecer estranho, mas é verdade. Cebolinha verde pode crescer novamente quando você guarda as suas raízes brancas. Como? Simplesmente corte as folhas verdes e ponha as pontas brancas num copo com água, colocando-o no peitoril de uma janela onde bata sol. A cebolinha começará a crescer quase que imediatamente, e você poderá ter as folhinhas verdes por tempo indefinido. De tempos em tempos, mude a água, enxágue as raízes e recoloque-as no copo com água limpa.

2. Pó de café
Café moído, antes ou depois de usar, pode ser usado para resolver uma porção de situações. Portanto, antes de jogá-lo fora, você pode usá-lo para:
- Espantar as formigas simplesmente espalhando um pouco de café nos locais onde você viu grupos desses insetos. Funciona como ótimo repelente.
- Para esfoliar a pele, você pode passar grãos de café no rosto e enxaguá-lo em seguida.
- Para fertilizar plantas, você pode espalhar café moído em solo ácido.
- Para neutralizar mau cheiro do freezer, coloque nele uma tigela de café moído (pode também acrescentar algumas gotas de essência de baunilha).
- Para remover cheiro de comidas das suas mãos, recomendamos esfregá-las com café moído, lavando-as em seguida.
- Para espantar as pulgas do seu cachorro, lave-o, esfregue café moído no seu pelo e lave-o novamente.

3. Casca de frutas cítricas
Além de nos proporcionarem vitaminas essenciais, as cascas das frutas cítricas são bem úteis. Elas ajudam a espantar insetos, bem como neutralizar odores de mofo. Use cascas raladas para esfregar em superfícies que atraem insetos voadores ou formigas.
Outra opção é colocar as cascas no liquidificador, acrescentar um copo d'água e moer até obter uma mistura pastosa. Coloque essa mistura nos morrinhos de formigas ou na entrada da casa.
Para livrar-se do cheiro de mofo, ponha a casca de uma laranja em um saquinho de pano e pendure-o dentro dos armários de roupas e/ou sapatos. Você também pode jogar as cascas de frutas cítricas na lata de lixo para neutralizar odores desagradáveis.

4. Bananas passadas
Bananas maduras demais, que já passaram do ponto de serem comidas in natura, podem transformar-se num gostoso pãozinho. Portanto, em vez de jogá-las fora, faça essa deliciosa sobremesa.

Ingredientes:
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de sopa de água com gás
1/4 de colher de sopa de sal
1/2 xícara de manteiga em temperatura ambiente
3/4 de xícara de açúcar mascavo
2 ovos batidos
2 xícaras de bananas maduras amassadas
Instruções:
Preaqueça o forno a 180 graus e unte uma forma de bolo inglês. Em uma tigela grande, misture a farinha, a água com gás e o sal. Em outra tigela, misture a manteiga e o açúcar mascavo. Acrescente as bananas amassadas à tigela com os ingredientes molhados e misture bem. Em seguida, acrescente essa mistura das bananas à tigela com os ingredientes secos e misture bem, obtendo uma massa homogênea.
Passe para a forma untada e leve ao forno preaquecido por 60 minutos. Depois de pronto, deixe esfriar por 10 minutos antes de servir.

5. Batatinhas chips
Salgadinhos como batatas chips ou biscoitos cream crackers são caros e é bem chato quando acontece de um grande pacote ficar muito seco depois de poucos dias. Entretanto, em vez de jogá-los fora, coloque-os no forno de micro-ondas por 10 segundos. Eles farão uma viagem de volta no tempo e voltarão com alto nível de crocância.
Outra opção é preaquecer o forno comum a 200 oC, colocar os chips ou crackers sobre uma camada de papel manteiga e assar por 1-2 minutos.
Cuidadosamente, tire-as do forno quando começarem a ficar douradas, e a crocância voltará.

6. Farelo de biscoitos
Antes de jogar fora pacotes de pretzels, croutons, cereais, crackers ou outros salgadinhos que têm farelos, recolha-os e coloque-os em um saco plástico maior, triturando os farelos com um rolo de macarrão. Você poderá então usá-los em outros pratos (como empanados) ou colocá-los no freezer em pedaços maiores e cozinhá-los levemente para fazer novos salgadinhos.

7. Pão velho
Não jogue fora o pão velho! Você pode transformá-lo em deliciosos croutons para sua salada ou sopa.
Corte o pão seco em cubinhos. Coloque uma frigideira em fogo médio, com um pouco de manteiga e ponha nela os cubinhos de pão, mexendo até que comecem a ficar dourados. Depois que os cubinhos de pão estiverem torrados, retire-os da frigideira. Se você não for usá-los em seguida, espere que esfriem antes de armazená-los.

8. Arroz
Se você encontrou um pacote de arroz (que você nem lembrava mais que tinha) e acha que ele não pode mais ser consumido, não o jogue fora. Na próxima vez que algo se molhar (seu telefone celular, por exemplo), ponha o arroz numa tigela e mergulhe o objeto molhado nela. O arroz drenará o líquido do objeto. Se for o seu celular, espere 24 horas para ligá-lo novamente.

9. Esponjas
Se você precisa fazer limpezas e está em falta de boas esponjas, simplesmente ponha aquela velha no micro-ondas por dois minutos. Ela estará bem mais limpa (isso mata quase 100% dos germes) e ficará quase tão boa quanto uma nova.
CUIDADO! NÃO ponha no micro-ondas nenhuma esponja que tenha fibras metálicas.

10. Limão
Se você precisa acrescentar apenas algumas gotas de limão a uma receita, não o corte em metades. Em vez disso, faça um furo com um palito e pacientemente esprema a quantidade que você precisa. Cubra o furo com um pedaço de fita adesiva ou papel e leve o limão de volta à geladeira para ser usado depois.
11. Ovos
Para prolongar a vida dos ovos frescos, mergulhe um pedaço de papel-toalha em óleo vegetal e, delicadamente, passe-o nos ovos, como se estivesse untando uma fôrma de bolo. Leve-os à geladeira e o óleo os manterá frescos por mais três a quatro semanas.

12. Batatas descascadas
Você descascou batatas demais? Não as jogue fora nem cozinhe! Simplesmente ponha as batatas que você não vai usar (ainda cruas) numa tigela com água gelada, acrescente umas gotas de vinagre e leve à geladeira. Elas irão conservar-se por mais três a quatro dias. Funciona também com batata-doce. 

sexta-feira, 1 de abril de 2016

Martín Fierro Leopoldo Torre Nilsson 1/16

PRIMEIRO DE ABRIL.....

Tradicionalmente, 1 de abril é considerado o dia da mentira. Você sabe por quê?São muitas as explicações para o 1 de abril ter se transformado no dia da mentira ou dia dos bobos. De acordo com uma versão, a brincadeira surgiu na França do século XVI. Nessa época, o ano novo era comemorado dia 25 de março e as festividades só terminavam no dia 1 de abril. Quando em 1564, o rei Carlos IX da França adotou o calendário gregoriano e determinou que o ano novo seria comemorado no dia 1 de janeiro. Zombadores passaram a ridicularizar o dia 1 de abril, enviando presentes esquisitos e convites para festas que não existiam.Outras justificam o dia da mentira com a ideia de que a data foi inspirada na natureza, que costumava enganar as pessoas na virada de março para abril com mudanças climáticas repentinas. Ao serem feitas de bobas pelo tempo, as pessoas resolveram também adotar a brincadeira.No Brasil, o primeiro a adotar a brincadeira foi o periódico “A Mentira”, em 1º de abril de 1848. O informativo transmitiu a notícia sobre o falecimento de D. Pedro, fato que não havia acontecido e só desmentiu no dia seguinte.No imaginário de crianças e adultos, a mentira está associada à figura de Pinóquio, personagem que apareceu pela primeira vez em 1883, no romance As aventuras de Pinóquio, escrito pelo italiano Carlo Collodi. Depois de inúmeras adaptações, o personagem foi imortalizado no filme homônimo de Wall Disney. Toda vez que o boneco de madeira mente seu nariz cresce, como uma forma de evidenciar que a verdade sempre aparece.A comemoração do 1 de abril se espalhou pelo o mundo, ficando conhecida como o dia da mentira. “Poisson d’avril” é o nome recebido na França e na Itália esse dia é conhecido como “pesce d’aprile”, ambos significando peixe de abril. E você, já enganou alguém hoje? Seja criativo, mas cuidado com o que vai dizer, uma mentira bem contada pode se transformar numa falsa verdade, com consequências imprevisíveis..