sexta-feira, 17 de abril de 2015

CAVALGADA EM HOMENAGEM À SÃO JORGE NESTE DOMINGO

“10ª CAVALGADA EM HOMENAGEM A SÃO JORGE"

A Cavalgada em Homenagem a São Jorge, que encontra-se na sua 10ª edição, é um evento de cunho religioso, social e cultural que acontece anualmente entre as cidades de São Jerônimo e Charqueadas na Região Carbonífera.
Diferenciada das demais cavalgadas, esta conta com participantes, devotos e simpatizantes de São Jorge, personalidades publicas e autoridades do estado, que além do cavalo, utilizam de automóvel e até mesmo à pé, fazendo com que a homenagem torne-se também carreata e procissão.
Anualmente cresce o numero de participantes deste belíssimo evento, que combina a fé e o gosto pelo cavalo, tradição do nosso estado.
A Cavalgada em Homenagem a São Jorge, originou-se da vontade do idealizador (devoto de São Jorge) de expressar a fé no santo guerreiro, como reza a cultura, montado a cavalo, vestido com trajes típicos da cultura gaúcha. Essa homenagem passou a acontecer em Abril, também como forma de comemoração pelo dia 23, dia de São Jorge. E com o passar dos anos reuniu milhares de adeptos, bem como representantes do tradicionalismo do estado todo.
O trabalho desenvolvido pelo Piquete de Tradições Gaúchas Lanceiros de São Jorge, um dos organizadores do evento, vem de forma social, despertando o gosto pela tradição nas crianças e adolescentes das cidades de São Jerônimo e Charqueadas, que durante todo ano vem se preparando para participar da Cavalgada. O resgate da cultura do interior aproxima o jovem da família, são Pais, filhos, avós e netos participando da cavalgada. É bonito de ser ver!
O trajeto que a Cavalgada realiza é de cerca de 27 km, entre os dois municípios, partindo no Domingo pela manhã do Parque de rodeios da cidade de Charqueadas, passando pelo centro das cidades (Charqueadas e São Jerônimo), em frente as principais Igrejas, onde os participantes recebem a benção dos padres locais, e o encerramento acontece no bairro Lago Parque Clube, onde é servido um grande almoço de confraternização, com churrasco, arroz campeiro e saladas a todos participantes de forma inteiramente gratuita.
A comunidade carente que não possui meio de acompanhar a cavalgada é beneficiada através de transporte totalmente gratuito.
A Cavalgada em Homenagem a São Jorge é inteiramente gratuita, não havendo nenhum tipo de inscrição ou cobrança para sua participação. Todo custeio se dá através de doações, patrocínios recebido pelo Piquete e pelo Centro Energético e pela venda das belíssimas Camisetas da Cavalgada, possibilitando assim, que todos, independente de classe social e crença possam participar, conhecer e expressar a fé no Santo Guerreiro.
O público abordado chega a ser entre 15 a 20 mil pessoas (informação de pesquisa), pois durante todo o trajeto abrange dois municípios, contando também com a divulgação sonora e visual que acontece antes do evento em toda Região Carbonífera.
A Cavalgada em Homenagem a São Jorge é feita pelo povo e acaba sendo vista como uma “romaria”, as pessoas que assistem a cavalgada também acabam se incorporando a mesma durante o trajeto, tanto do decorrer do evento quanto em suas casas, reunindo a família com um bom chimarrão a espera da Cavalgada passar, despertando e expressando a sua fé em São Jorge.
                "O trabalho social executado pelo piquete no decorrer do ano é reflexo da ajuda e do patrocínio que conseguimos, visamos dar continuidade e ampliar o nosso trabalho assistencial, além da fé que nos move este é um dos grandes motivos da Cavalgada ser o sucesso que é!" - Cláudia Pás - Patroa do Piquete Lanceiros de São Jorge.



Nenhum comentário:

Postar um comentário