terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

O VALOR DE UM COBERTOR DE ORELHA....



Praxedes era famoso nas redondezas da Vila de Itapuã em Viamão....moreno tipo índio, retaco, parecendo uma tronqueira  de guajuvira com manoplas calejadas e uma cabeleira basta e tapada de óleo "glostora".
Sua fama vinha da força dos moquetes que pareciam dois moirões de eucalipto- um muque de fazer inveja a   "qualquera",  adquirido nas lides campeiras , pois que era ginete famoso e domador de primeira.
Além do mais, o dito cujo, mostrava habilidade no jogo do osso -proibido pela "gendarmeria", mas praticado à la floxa nos fundos do bolicho do Zelito logo ali na dobra da Praia do Passarinhos. Praxedes era buenacho na clavada. Era de  sorte o melenudo.
Tinha por parceiro o Antão, amigo de churrasquear no mesmo espeto.Os dois toda vez que se topavam, era um tendéu de trago e bóia. E o amigo vez por outra lhe fazia uma visita - ali no Beco do Dornelles onde Praxedes vivia com a Marivalda, chinoca faceira e lindaça, que o Praxedes havia se amasiado já algum tempo.
E o Antão que era um tipo meio solitário um certo dia amanheceu de ovo virado e amargo como erva-acaúna.... se posicionou nos calcanhares  à pensar na vida.... Prendeu fogo num palheiro, deu uma cuspida larga para o lado, um chupão e um ronquido no mate ....e se deu conta que estava lhe faltando algo... esse algo que o amigo possuía....uma parceira, além da cachorrada que lhe circundava o rancho.
E não é que sem querer querendo passou a invejar o amigo....e pensando  nas cambotas da Marivalda, alçou a perna no píngo a la loca e se mandou a la fija ao rancho do parceiro aproveitando a ausência do dito cujo....e isso passou a ser um costume... e a Marivalda que não era flor de se cheirar com pouca venta, começou a reparar que o Antão tinha lá seus predicados... e como o velho conto do compadre e a comadre que tomavam mate e faltou erva um dia.... Antão  armando o laço fez a pergunta que não querida calar:  "Cojemos ou tomamos um mate "????-  Não prestou !
E o empernamento só podia acabar em tragédia !
Resultado: Praxedes chegou mais cedo naquela tarde....pegou os dois na tampa ! E armou-se o rolo !
Com a sua bicuda afiada retalhou as polpas do desinfeliz pois que pegara os dois mais agarrados que carrapichos no catre que era dele....e  Antão sangrando como um porco juntou forças e riscou a estrada, não se sabe pra donde ... contam por aí que bateu com o alcatra na terra.. Já a Marivalda... ah... a Marivalda tinha seus poderes, suas manhas e dengos.... e o domador com cisco nos olhos desfalçando a lágrima insistente perdoou... porque macho que é macho perdoa...e como diz o poema de Jaime Caetano Braun - " até touro se ajoelha"... inda mais que o inverno estava se aproximando, e um cobertor de orelha lá tem seu valor nas noites frias quando o minuano sopra...

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

PRO LADO DO SOL SEMPRE É MAIS QUENTE



Cada hombre, como o cavalo tem o seu lado de montar.
Conheço um taura lá do Itapuã que é macho uma barbaridade... pois o vivente é tão macho que facilita não come mel, ele mastiga a abelha.
Mas é lombo de sinverguença... desses tipos metido à galã... galâ de cemitério.... lembram os da antiga? quando as viúvas frescas choravam no tumulo do despachado sempre tinha um galanteador, pelado como sovaco de anjo e cheio de amor pra dar de olho no espólio do falecido. Cachorro que come ovelha uma vez, come sempre. Só morto que se endireita!
Pero ninguém é perfeito: só santo e lugar de santo é no altar ou no céu, não neste mundo de meu Deus. Homem sem defeito não é bem homem. Até que se topou com o pau da carpa.
Nas bailantas  no Restaurante da Vó se fazia presente, todo afeitado, tapado de Amor Gaúcho, aquele perfume enjoado que primeiro chegava o perfume, depois o vivente. Cabelo lambido assentado com sabonete laifeboy,todo aplumado e  meio aricungo, o gaudério era como mosca em bicheira, gostava de um algomerado e tinha prosa fácil,  até conhecer a Jecilena, aquela moça ali da Varzinha, pior que coruja de banhado.... pousando de tora em tora... Já diz o ditado que vaca de campo não tem touro certo. E o Amarildo que de ha muito araganeava, se apaixonou e ficou apresilhado pois andava com idéias de se afamiliar.
Mas a Jecilena tinha um causo antigo que lhe dava o sustento, porém o Amarildo não era de afroxar o cogote na primeira palanqueada, nem era de aquentar água para o mate dos outros  e não afrouxou o garrão.
E nem deu pelota para os parceiros que  lhe afilavam, , muito menos  se acoquinou  e não  se abichornou com a troça da cuerada.  Amarildo, amanonsiador de primeira,  acertou de boca e   à vera montou rancho roubando a percanta que se aquietou como pomba rola no ninho.
Como todo  final feliz, Amarildo tapado de acocação ,  não pregou prego sem estopa alpedo e  se acolherou com a Jecilena . Diz que vivem lá pros lados da Reforma, botando cria...  ele  mais faceiro que sapo em banhado e gordo que nem cusco de cozinheira pois que a Jecilena  caliente como  frigideira sem cabo é de cama, cozinha e querendona. Isso prova que o amor é lindo e que pro lado do sol sempre é mais quente. 

ESTRADEANDO....

Buenas !

Estou chegando , mais faceira que mosca em tampa de xarope, mais alegre que ganso novo em taipa de açude.
O verão faz isso com as pessoas, mas tenho alguns chasques para os amigos e traigo a lín gua 
mais afiada que navalha de barbeiro caprichoso. No bom sentido, é claro, porque a prosa é das buenachas!
Vim de ônibus direto do Itapuã,lã das casa, meu paraíso terrestre, mais amontada que uva em cacho, mas cheguei bem e ando apressada que nem cavalo de carteiro.
Não consigo me acostumar com esse burburinho da cidade grande e às vezes me pego meio assustada que nem cachorro em canoa com esse movimento todo.
Dentro do ônibus tinha um sujeito com a cara mais esburacada que poncho de calavera , um outro à minha direta com as melena mais ensebada que telefone de açougueiro e uma guria tão cheia de penduricalhos , mais enfeitada que carroça de cigano e um tipo tão fedorento que nem arroto de corvo. Deuzulivre!
Tinha umas gurias bem apessoadas, lindas como laranja de amostra e umas tão feias como indigestão de torresmo. E os guris de boca aberta que nem burro que comeu urtiga!
E como tem gente que ocupa espaço nos bancos de ônibus, botam bolsa, sacola, criança, periga até fazer um fogo de chão e assar uma carne no piso do bonde, tipo de gente mais esparramada que nem dedo dos pé que nunca entraram em botas.
E o coletivo mais entravado que carteira de sovina, vinha trazendo o pessoal num cortado sacolejando pra lá e prá cá na buraqueira da estrada Frei Pacífico que parece até um amontoado de toca de tatú.
Pensei em fazer um farnel no bolicho da esquina mas ando mais pelada que sovaco de anjo e acontece que dinheiro na mão de pobre é que nem cuspe em ferro quente Causo de que a situação financeira em geral tá mais difícil que nadar de poncho ou dormir de espora sem rasgar o lençol. Cosa de loco !
Encontrei no corredor aqui da Rádio Guaíba um colega produtor mais atrapalhado que nem cego em tiroteio e acenei para o 
Nando Moretti Gross, esse guri mais conhecido do que feijão em cardápio de quartel !
Prá te resumir o que vim assuntar, um convite aos amigos, porque ando sempre bem informada como gerente de funerária ! Agora chega de às brinca, vamos às ganha : `Dia 15, quarta feira, tem show da minha conterrânea e cantora Maria Luiza Benitez( Já que ninguém gava...) no Bar e Restaurante Parangolé, ali na cidade Baixa, na Lima e Silva, 240. Vale !!!!
No mais to me indo que na voz de bamo se fumo porque não quero ser encherida como piolho em costura e num upa vou saindo mais sutil que nem gato que vai pegar passarinho. Tiá volta !
Assinado: Tia Picucha ( meu outro eu que vez em quando insiste em me incorporar....)