terça-feira, 25 de agosto de 2015

Rádio Guaiba a Rádio da Legalidade

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Desfile Tematico dia 20 de setembro aborda Campeirismo e 180 anos da Revolucao Farroupilha

Uma das grandes atrações dos Festejos Farroupilhas de 2015 será o Desfile Temático. O evento, a exemplo do ano passado, acontece na manhã do dia 20 de setembro, juntamente com os desfiles Cívico e Tradicional.
A Fundação Cultural Gaúcha e o Movimento Tradicionalista Gaúcho, responsáveis pela iniciativa, estão mobilizados com aproximadamente 1.400 voluntários, artistas amadores, distribuídos em dez invernadas, para apresentar a teatralização do tema "O Campeirismo e os 180 anos da Revolução Farroupilha".
No total, 10 coreógrafos coordenam o espetáculo de teatro a céu aberto de cada uma das invernadas. O trabalho iniciou em março, com ensaios e produção de elementos cênicos e figurinos.
Pelo segundo ano, consecutivo, o desfile temático ocorrerá antes do desfile tradicional com música tema, composição e execução de Alexandre Brunetto e grupo.
Os voluntários integram CTGs, DTGs, Piquetes e Grupos ligados ao tradicionalismo gaúcho.
O desfile inicia às 9h, no dia 20 de setembro, na Avenida Edivaldo Pereira Paiva, e será transmitido pela TV Tradição, ao vivo, pela internet.
O público terá acesso gratuito às arquibancadas e espera-se reunir mais de 12 mil (que consta no projeto) pessoas na avenida.

As invernadas
1ª Invernada: Os Vultos da Revolução
2ª Invernada: A Colonização
3° Invernada: O Manejo da lide campeira
4° Invernada: O Galpão Crioulo
5° Invernada: O Comércio do Charque e a cutelaria
6° Invernada: As Carretas e a Tropeirismo
7° Invernada: O homem do Campo na Guerra
8º Invernada: A Mulher Riograndense
9º Invernada: Revolução Farroupilha
10º Invernada: A Proclamação da Paz