quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Fundação Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore completa 40 anos



A data será comemorada com um concerto executado pela OSPA na próxima terça-feira, 4 de novembro, às 20h30min, no Salão de Atos da UFRGS.

Em dezembro deste ano a Fundação Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (FIGTF), instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), completa 40 anos de atividades voltadas à promoção da cultura popular, ao folclore  e a tradição do Rio Grande do Sul.
A data será comemorada com um concerto executado pela OSPA na próxima terça-feira, 4 de novembro, às 20h30min, no Salão de Atos da UFRGS. Sob a batuta de Tiago Flores, a apresentação da orquestra terá a participação dos solistas  Emerson Kretschmer (violino) e Vladimir Romanov (viola).  No programa, a “Sinfonia concertante para violino e viola”, de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791), e a “Sinfonia nº 3”, de Robert Schumann (1810-1856).
Conforme o presidente da instituição, Rodi Pedro Borghetti, durante quatro décadas  foram realizadas pesquisas e divulgação da nossa cultura popular. “ A fundação também vem incentivando o estudo do folclore, prestando assessoria e serviços especializados e apoiando o Movimento Tradicionalista Gaúcho, entre outras ações”, explica.
Para realizar esse trabalho a FIGTF dispõe em sua estrutura de uma Biblioteca e Hemeroteca, que reúne inúmeros títulos dedicados à dança, costumes, folclore, vestimentas, música, etnias e informações sobre artistas e escritores vinculados à cultura gaúcha. O Museu do Som Regional disponibiliza um acervo de LP’s, CD’s, fitas e filmes, que contam a história da nossa musica regional e diversos trabalhos de pesquisas, técnicas elaboradas sobre os usos e costumes do gaúcho. A Fundação também promove e participa ativamente de festivais de música nativista, dos Festejos Farroupilha, da Expointer, da Feira do Livro e outros eventos.
“Atualmente, a Fundação está em fase de aperfeiçoamento de suas atividades devido  a recente criação do  Quadro de Funcionários, que deverá entrar em atividade no inicio do próximo ano, com a contratação, via concurso, de profissionais especializados para trabalharem nas áreas de suas especializações”, lembra Borghetti.
História
A história da instituição se deve  à iniciativa de  Glaucus Saraiva e Victor Faccioni, na época assessores do governador Euclides Triches. Criada em 1974, pelo decreto do Governo do Estado de nº 23.613. Antes disso, em 1954, foi  Instituto de Tradição e Folclore (ITF) vinculado à Secretaria Estadual de Educação. Seu primeiro  presidente e idealizador foi o professor e folclorista Carlos Galvão Krebs, que  abriu o primeiro curso de graduação em folclore com o objetivo de formar professores do Ensino Básico de Folclore.

Objetivos FIGTF de acordo com seu estatuto
Pesquisa e divulgação da cultura popular Sul-rio-grandense
Estudo e divulgação da ciência do folclore
Intercâmbio com órgãos de atividades afins
Apoio ao Movimento Tradicionalista Gaúcho
Representação do Estado em assuntos pertinentes à cultura regional típica
Prestação de assessoria e serviços especializados

Diretoria atual
Presidência: Rodi Pedro Borghetti
Direção Administrativa: Luiz Otávio Giacomazzi
Direção Técnica: Luiz Claudio Nunes Knierim

Ex-diretorias
Hélio Moro Mariante, João Carlos Krahe,  Glaucus Saraiva da Fonseca, Paulo Jaurés Pedroso  Xavier, José  Edson Gobbi Otto, João Carlos D’Avila Paixão Cortes, Rose  Marie Reis Garcia, Luiz Vinicius Silva Machado, Elton Saldanha, Rodi Borghetti, Antonio Augusto da Silva Fagundes, Euclides Fagundes Filho (Bagre Fagundes), Delmar Augusto Zwetsch, José Roberto Diniz de Moraes, Alex  Sandro Della Mea, João Alberto de Araujo Menine, João Ribeiro da Luz, Luiz Carlos do Nascimento Borges, Ivo Benfato, Fabrício Fernandes Coelho, Luis Vinicius  Brum da Silva, Terson da Costa Praxedes, Manoelito Carlos Savaris, Ivo Ladislau Janicke, Leandro Haag, Valter Carneiro e Ana Cristina Froner. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário