terça-feira, 18 de junho de 2013

Sítio do Gaúcho Taura: 4ª Cavalgada do Piquete Trincheira da Capororoca -...

Sítio do Gaúcho Taura: 4ª Cavalgada do Piquete Trincheira da Capororoca -...: Fonte! Sítio Facebook Eloilza Goulart: https://www.facebook.com/eloilza

sexta-feira, 7 de junho de 2013

TE ARREMANGA E VEM ! OH DE CASA E DIONISIO COSTA ! TÔ !!!!


ESSES GURIS SÃO "BOLA CHEIA"!


BAMO ?


CONSELHEIROS DE CULTURA SE ENCONTRAM NO SUL

Artistas, agentes culturais e parlamentares são esperados no Encontro dos Conselhos Estaduais de Cultura da regional Sul, que acontece nos dias 7 e 8 de junho, na sala C2 da Casa de Cultura Mário Quintana, em Porto Alegre. O foco do evento é a remobilização dos conselhos estaduais de cultura e a formulação de uma rede integrada de conselheiros que seja atuante no Sistema Nacional de Cultura. Farão parte do evento os conselhos de cultura do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

À frente da organização está o presidente do Conselho Estadual de Cultura da Bahia (CEC), Márcio Caires, que também preside o Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Cultura (ConECta). "É preciso remobilizar os conselhos estaduais para discutir o papel no Sistema Nacional de Cultura e sua articulação com a sociedade civil", afirma Márcio.

Na manhã da sexta-feira, 07, haverá um debate entre conselheiros sobre o papel deles nas ações culturais no Sul do país. A partir das 14 horas, entidades de cultura da Câmara dos Deputados e da sociedade civil discutirão demandas da área cultural na região. No mesmo horário, estarão presentes membros do Ministério da Cultura e a das secretarias de cultura dos estados.

No sábado, 08, a programação tem início com uma reunião interna dos conselheiros para elaborar o plano de ação da regional Sul. "Esse encontro é o pontapé inicial para ouvirmos as necessidades da sociedade civil e traçarmos diretrizes nacionais", conta a vice-presidente do ConECta e presidente do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, Loma Pereira.

O secretário de cultura do Paraná e Presidente do Conselho de Cultura Paranaense, Paulino Viapiana, ressalta a importância do evento. "Os conselhos estaduais são ferramentas importantes para orientar a ação do poder público na formulação das políticas culturais. Além de enriquecer o diálogo com a sociedade, os encontros do ConECta abrem espaço para a troca de experiências que contribuem para a efetivação de ações em cada estado", destaca.

Já a presidente do Conselho Estadual de Cultura de Santa Catarina, Mary Garcia, lembra que a articulação do ConECta é fundamental "para que os conselhos assumam um lugar de reflexão para a construção de políticas públicas que retratem com maior fidelidade as necessidades da classe cultural".

Após o evento em Porto Alegre, o ConECta realizará encontros em outras regiões do país. O próximo fórum será o da região Norte (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins) e acontecerá em Amapá nos dias 14 e 15 de junho.

O que é o Conecta?

O Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Cultura (ConECta) é uma associação civil fundada em 1º de agosto de 1998, sem fins lucrativos, com sede na capital do estado onde presidir o seu presidente eleito. Seu objetivo é promover a articulação e a cooperação entre os conselhos estaduais de cultura, propor mecanismos na busca de soluções para os problemas culturais brasileiros, atuar e articular com os secretários estaduais de cultura na busca da construção de políticas culturais nacionais, além de representar os Conselhos Estaduais de Cultura com os poderes públicos.

Sua missão também é a de participar da formulação de políticas culturais nacionais com representação em instâncias decisórias e acompanhar sua concretização nos planos, programas e projetos correspondentes, bem como estimular a criação de conselhos municipais de cultura, buscando a universalização da cultura voltada para o interesse da maioria da população

quarta-feira, 5 de junho de 2013


O CURANDEIRO

Me empresta tuas ervas e as tuas raízes
Pra que eu alivie a dor de um irmão
Me empresta tuas águas que correm na sanga
E o fogo que ferve a bendita infusão

Eu peço licença aos seres da mata
Com toda a humildade do meu coração
Me mostrem as plantas que curam os males
Que eu venho de longe trazendo a missão.

Sou só um instrumento da sabedoria
Não faço magia nem tenho poder
A cada vivente que amenizo as dores
Parece que a alma se veste de flores
E a mãe natureza me ensina a viver.
(Jadir Oliveira)

segunda-feira, 3 de junho de 2013